Divino Impressos

santa domitila

Seu nome e santidade tanto se espalharam, nos primeiros tempos do cristianismo, que sua vida se mesclou a essas tradições pela transmissão dos próprios fiéis que fixaram o seu culto. Conta a história que teria sido convertida ao cristianismo por dois eunucos, Nereu e Aquiles.

Eles lhe haviam falado sobre o Cristo a santidade da virgindade “irmã dos Anjos”; ela estava em preparação para o casamento com o filho de um cônsul, isso foi o suficiente para ela abandonar o casamento e se converter imediatamente ao cristianismo.

O imperador inconformado com a atitude de Flávia Domitila, tentou convencer a jovem a recusar o compromisso com o cristianismo e aceitar o casamento, para isso organizou uma tarde de dança em sua homenagem. Nesse evento um fato trágico e repentino: a morte do próprio noivo aconteceu em meio à aquela tarde dançante.

A tradição relata que Flávia Domitila morreu queima num criminoso incêndio, que foi provocado pelo irmão do noivo, sua casa foi toda destruída. Porém confrontando a história e não a tradição, o que há de real sobre sua vida é que Flávia de Domitila era uma nobre dama romana, esposa do cônsul Flávio Clemente e sobrinha do imperador Vespasiano, pai de Domiciano. Essas informações foram encontradas na basílica dos santos Nereu e Aquiles, também decapitados por seu testemunho ao Cristo.

Ela enfrentou toda a ira e rejeição da corte por não esconder sua fé em Cristo. Foi expulsa do convívio social, julgada e condenada o exílio, foi deportada para uma ilha. Morreu lentamente, de forma cruel e dolorosa nessa ilha, sem as mínimas chances de sobrevivência, conforme relatou sobre ela São Jerônimo.

 

Oração de Santa Flávia Domitila:

Senhor, pelos méritos de Santa Flávia Domitila, eu Vos peço perdão por todas as vezes em que não fui coerente com os ensinamentos de Jesus. Pelo meu egoísmo, pelas vezes em que julguei e condenei meus irmãos, por não ver as necessidades dos que estão a minha volta. Peço-Vos a graça da fidelidade e perseverança na Vossa Palavra para que na prática de caridade eu descubra a alegria de ser cristão. Amém.