Divino Impressos

 sao pedro nolasco

São Pedro Nolasco entregou-se de corpo e alma ao apostolado da libertação dos cativos das mãos dos muçulmanos. A Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que o Santo fundou, obrigava, por voto, todos os seus religiosos a deixarem-se eles mesmos aprisionar, se tanto fosse necessário, para libertar os seus irmãos na Fé. Morreu, em Barcelona, a 25 de Dezembro de 1256.

São Pedro Nolasco, presbítero, que, segundo a tradição conjunta de São Ramon de Penyafort e do rei Jaime I de Aragão, fundou a Ordem da Santíssima Maria da Misericórdia, para a redenção dos cativos. Ele se dedicou ardentemente ao trabalho e esforço para buscar a paz e libertar os cristãos do jugo da escravidão.

Pedro Nolasco nasceu no dia 29 de julho de 1183, França, mas cresceu e fez seu trabalha na Espanha. Em 1203 o leigo San Pedro Nolasco começou em Valencia a redenção dos cativos, resgatando 300 cativos com seu próprio patrimônio. Formar um grupo disposto a reunir seus ativos e organizar expedições para negociar resgates. Sua condição de comerciantes facilita o trabalho. Eles negociavam para resgatar escravos. Quando ficam sem dinheiro, formam grupos – cofradias – para coletar as “esmolas para os cativos”. Mas chega um momento em que o auxílio se esgota. Pedro Nolasco planeja entrar em alguma ordem religiosa ou se retirar para o deserto. Entre em um estágio de reflexão e oração profunda.

Na noite de 1 a 2 de agosto do ano 1218, a Virgem apareceu a Pedro Nolasco. De acordo com uma tradição duvidosa, a Virgem apareceu também para San Raimundo de Peñafort, e Rei James I de Aragão, e disse-lhes a três separados seu desejo de fundar uma ordem para resgatar cativos.

O fato é que a Virgem Maria moveu profundamente o coração de Pedro Nolasco para fundar a Ordem da Misericórdia e formalizar o trabalho que ele e seus companheiros fizeram por 15 anos. Em 10 de agosto de 1218, no altar-mor da Catedral de Barcelona, ​​na presença do rei Jaime I de Aragão e do bispo Berenguer de Palou, é criada a nova instituição. Pedro e seus companheiros usavam o hábito e recebiam o escudo com as quatro barras vermelhas sobre um fundo amarelo da coroa de Aragão e a cruz branca sobre um fundo vermelho, titular da catedral de Barcelona. Pedro Nolasco sempre reconheceu Maria Santíssima como a verdadeira fundadora da ordem mercedária. Seu padroeiro é La Virgen de la Merced. “Merced” significa “misericórdia”. (Mais sobre La Virgen de la Merced e San Nolasco).

A nova ordem foi secular nos primeiros dias. Seu primeiro local foi o hospital de Santa Eulália, ao lado do palácio real. Lá eles reuniram os indigentes e cativos que retornaram das terras mouras e não tinham para onde ir. Eles seguiram o trabalho que haviam feito antes para aumentar a conscientização sobre os cativos e arrecadar dinheiro para libertá-los. Eles eram freqüentemente acompanhados por ex-cativos, uma vez que, quando um era resgatado, eles tinham que participar por algum tempo neste serviço. Normalmente iam todos os anos em expedições redentoras. São Pedro continuou suas viagens pessoalmente em busca de escravos cristãos. Na Argélia, na África, ele foi preso, mas conseguiu sua liberdade. Aproveitando-se de seus dons mercantes, ele organizou com sucesso para muitas cidades coleções de escravos.

Os frades fizeram, além dos três votos de vida religiosa, pobreza, castidade e obediência, um quarto: dedicar suas vidas para libertar escravos. Ao entrar na ordem, os membros comprometeram-se a permanecer no lugar de um cativo que corria o risco de perder a fé, caso o dinheiro não pudesse pagar sua redenção. Entre os que permaneceram como escravos está San Pedro Ermengol, um nobre que entrou na ordem depois de um jovem dissoluto. Esta quarta votação distinguiu a nova comunidade de mercenários.

O papa Gregorio Nono aprovou a comunidade e San Pedro Nolasco foi nomeado superior geral. O rei Jaime disse que, se tivesse conseguido conquistar a cidade de Valência, isso se devia às orações de Pedro Nolasco. Toda vez que obtive um triunfo, atribuí-lo às orações deste santo.

Antes de morrer, aos 77 anos (25 de Dezembro de 1258), deu o Salmo 76: “Tu, ó Deus, fazendo maravilhas, você mostrou o seu poder ao povo e seu braço que você salvou aqueles que estavam em cativeiro e escravizados. “

Sua intercessão alcançou muitos milagres e o Papa Urbano VIII declarou-o sagrado em 1628. A missão redentora continua hoje a família mercedária através de seus institutos religiosos e associações leigas.

 

Oração de São Pedro Nolasco

São Pedro Nolasco, concedei-nos tua coragem, tua força e teus talentos para que possamos socorrer os que sofrem opressão. Assim como destes tudo de vós para resgatar os cristãos dos cárceres, intercedei junto a Deus por nós, para que sejamos libertos de todas as escravidões aos espíritos do mal, que desgraçadamente por tantas vezes ainda servimos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Data da celebração: dia 6 de maio.