Tudo Sobre São Cosme e Damião

São Cosme e Damião: gêmeos, médicos e devotos ao Senhor.

No dia 27 de setembro comemora-se o dia de São Cosme e Damião. Nesse mesmo dia algumas pessoas cultivam a tradição de dar doces às crianças, isso porque ambos, além de serem conhecidos como santos da medicina, também são protetores das crianças. Mas qual seria a história por trás dessas santidades?

Nascidos na arábia do século III, Cosme e Damião eram irmãos gêmeos filhos de família cristã, e portanto, cresceram em um lar com todos os valores do cristianismo. Estudaram medicina na Síria, polo educacional e de formação na época, para depois exercer na Egéia, Cilícia, junto de sua religiosidade. Regidos pela fé, ambos decidiram não cobrar por seus serviços e então passaram a cuidar dos enfermos de maneira gratuita. O que gerou rumores de que os gêmeos seriam avessos ao dinheiro, mas não era verdade. Eles sabiam dar o devido valor ao dinheiro, apenas desejavam curar as pessoas e levá-las aos ensinamentos cristãos. 

Cosme e Damião viviam numa época de crise do Império Romano. Sob o governo de Diocleciano, houve uma perseguição ao cristianismo e, infelizmente, os irmãos não foram poupados. Ao saber sobre as ações de Cosme e Damião, Diocleciano ordenou que os matassem. Conforme a tradição, todas as primeiras tentativas de assassinato sofridas por eles não tiveram êxito: as flechas e apedrejamento, a queimada e até afogamento não tiveram efeito, tudo porque eles mantiveram-se fiéis e orando ao seu Deus. A única maneira de matá-los foi então a decapitação. 

Após o falecimento, Cosme e Damião vêm sendo adorados. Com suas santidades garantidas no século VI, firmam-se então como uma das mais antigas devoções da Igreja Cristã. A tradição diz que ambos morreram em 27 de setembro, porém dada a escassez de registros, a Igreja, numa reforma em seu calendário, optou por atribuir o dia 26 a essas santidades e manter o dia 27 como o de São Vicente de Paula. Pois, ao contrário dos irmãos, há mais registros sobre Vicente de Paula. 

A vida como médicos e a devoção religiosa, fizeram deles santidades padroeiras da medicina e dos médicos. 

santinhos sao cosme e sao damiao

A relação com as crianças

São Cosme e Damião não são somente padroeiros dos médicos, mas também das crianças. Embora em sua história não há uma menção de destaque às crianças, os santos, também são vistos como protetores dos pequenos. Isso se iniciou a muitos anos atrás, em um Brasil escravocrata.

Na época os escravos africanos trazidos para o país não tinham nenhum direito, incluindo o de exercer a sua fé. Portanto, para que pudessem adorar a seus Deuses, eles recorreram a um artifício: associar suas divindades às santidades e divindade cristãs. Assim as pessoas acreditariam que eles estariam exercendo o cristianismo, permitindo que eles mantivessem os seus hábitos religiosos. No mesmo período, São Cosme e Damião foram associados aos orixás Ibejis, que seriam duas crianças — dois irmãos gêmeos — filhos das divindades Xangô e Iansã. A partir dessa associação criou-se o costume de distribuir doces às crianças no dia 27 de setembro. 

Ainda relacionado a interligação do cristianismo e religiões de matriz africana, partindo de São Cosme e Damião, surge uma nova figura, o Doum. A criança, que pode aparecer com os santos, na verdade faz parte das crenças das religiões de matriz africana e seria a personificação das crianças de até 7 anos de idade. Para os adeptos, a cada dois gêmeos nascidos há um terceiro que não chega a este mundo, o Doum. Ele também é adorado como parte da família dos Ibejis e sua história servia para consolar as mães que perderam filhos no ventre ou ainda bebê. Portanto, Doum não é o terceiro irmão de São Cosme e Damião especificamente, mas sim o irmão não encarnado dos orixás Ibejis.

Mesmo não tendo surgido na história dos santos a associação se popularizou entres os devotos, tornando São Cosme e Damião os padroeiros dos médicos, da medicina e das crianças. Portanto, muitas famílias que fazem promessas aos santos, pedindo por saúde, tendem a pagá-las com o ato de distribuir doces para as crianças, assim disseminando o bem e mantendo a tradição. 

Lembrancinhas São Cosme e São Damião

Oração de São Cosme e Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que a vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. 

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus’. São Cosme e Damião, rogai por nós.

CONHEÇA TODA NOSSA LINHA DE BRINDES DE SÃO COSME E DAMIÃO [CLIQUE AQUI]