Nascido na Itália, em 1389, Antonino Pierozzi era filho único de pais muito religiosos, a pedido deles cursou direito, mas seu desejo era se entregar à vida religiosa.
Quando foi ingressar-se na Ordem Dominicana, o superior achou seu corpo magro e pequeno, aparência de fragilidade e negou sua aceitação na Ordem. Porém lhe deu um desafio: se ele decorasse todo o Código Canônico, seria aceito na Ordem, tarefa considerada impossível, já que até aquela data ninguém havia feito isso.
Antonino aceitou a missão, e alguns meses depois voltou ao superior e cumprindo a tarefa prometida, decorou tudo. Foi imediatamente aceito, lá manteve a disciplina e resistiu aos rígidos deveres físicos que a Ordem exigia.
Foi ordenado sacerdote, ocupando muitos cargos importantes. Foi superior, provincial e vigário-geral da Ordem. Mais que seus discursos e escritos teológicos, era o exemplo de vida no dia a dia e o respeito que conquistava. Em todos os registros históricos, Antonino de Florença é descrito como pastor prudente, sábio, enérgico e santo.
Combateu o neopaganismo renascentista e defendeu o papado no Concílio de Basiléia. Devido à sua popularidade, conseguiu acabar com os jogos de azar na diocese. No palácio episcopal, atendia a todos que o procuravam, especialmente pobres e necessitados. Havia ordem sua ali para que nenhum mendigo fosse deixado de ser atendido por ele.
Antonino Pierozzi morreu aos setenta anos, quando o trabalho ininterrupto o derrotou. Faleceu no dia 2 de maio de 1459. O papa Adriano VI canonizou santo Antonino de Florença em 1523 Seu corpo incorrupto é venerado na basílica dominicana de São Marco, em Florença. A Ordem Dominicana o celebra no dia 10 de maio.
Oração de Santo Antonio de Florença:
Santo Antonino de Florença que soubestes acolher finalmente à missão que Deus vos designara, que fostes um santo em vida e jamais recusastes os sábios conselhos como a maior prova de amor para com vosso semelhantes, intercedei junto a Deus por nós, para que o Espírito Santo de Deus assopre sábios conselhos a todos aqueles que se dispõe a aconselhar. Que digamos sim aos chamados de Deus com docilidade e amor e sempre constantes à fé que, pela misericórdia de Deus, abraçamos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Data da celebração: dia 10 de maio.