Joana D´Arc nasceu em 6 de janeiro de 1412, em Domrémy, França. De família simples, ajudava o pai Jacques d’Arc e mãe Isabelle Romée na criação de ovelhas, teve mais três irmãos e uma irmã, não aprendeu a ler e nem a escrever.
Joana D´Arc foi criada conforme os princípios da fé católica. Aos 12 de idade afirmou ter visto uma grande luz em que apareciam Santa Catarina, Santa Margarida e o Arcanjo Miguel, recebeu a instrução de procurar o príncipe Carlos VII para libertar a cidade de Orléans, que estava sob o domínio inglês, e coroá-lo como o rei soberano da França.
Aos 16 anos, viajou por dez dias e dez noites até o castelo do príncipe, em Chinon, onde conquistou a confiança de bispos, cardeais e do próprio Carlos VII. Tempos depois ganhara o título de chefe de guerra e, liderando tropas, numa violenta batalha de três dias expulsou os ingleses da cidade de Orléans.
A Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra começou setenta e cinco anos antes de seu nascimento, quando em 1337 o rei Eduardo III da Inglaterra, desembarcou na França com mais de 20 mil homens. Em 1415, os ingleses obtiveram, através de um tratado, metade do território francês. A outra metade francesa ficaria sob o domínio de Carlos VI. Tempos depois, com a coroação de Carlos VII como rei legítimo rei da França, reascenderam as esperanças dos franceses de libertar o país.
Na primavera de 1430, Joana retoma a campanha militar e tenta libertar a cidade de Compiègne, dominada por borgonheses, aliados dos ingleses. Ela é presa em 23 de maio do mesmo ano e entregue aos ingleses cujo objetivo era que ela fosse julgada pela Santa Inquisição, o mais elevado tribunal da Igreja na França. O tribunal reuniu-se pela primeira vez em fevereiro de 1431, com a presença do Bispo, um partidário do Duque de Borgonha, aliado à Inglaterra. Seu julgamento foi uma verdadeira tortura, acusada de herege e feiticeira, depois de meses de julgamento é queimada viva, no dia 30 de maio de 1431.
Depois de 25 anos a Igreja reabre seu processo e Joana d’Arc é reabilitada de todas as acusações, torna-se a primeira heroína da nação francesa. No dia 16 de maio de 1920, 500 anos depois, o papa Bento XV a proclama santa. Hoje, Joana D’Arc é a Santa Padroeira da França.
Oração à Santa Joana D´Arc
Ó Santa Joana D’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria. Santa Joana D’Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira. Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!
Data da celebração: dia 30 de maio.