Em 5 de maio de 1917 quando o mundo passava pelos horrores da primeira guerra mundial, o papa Bento XV chamou os católicos em uma corrente de orações para trazer a paz mundial, pela intercessão da Virgem Maria. Oito dias após esse chamado, a humanidade iria conhecer aparições em Fátima, Portugal.
Lucia, a mais velha, com dez anos, e os primos, Francisco e Jacinta de nove e sete anos respectivamente, eram três humildes pastores, filhos de famílias pobres e profundamente católicos, eles foram escolhidos para ser o mensageiro de Nossa Senhora.
Conforme a tradição local, de rezar o terço ao meio-dia, as três crianças na ânsia de voltar logo a brincar, rezaram o terço de forma rápida. Em vez de citar as orações completas, apenas diziam o nome delas: “ave-maria, santa-maria etc”. Terminado o terço às pressas, voltaram a brincar quando se depararam com a Virgem Maria pairando acima de uma árvore.
A Virgem Maria pediu para que eles rezassem o terço inteirinho e que voltassem àquele mesmo lugar todo dia 13 de cada mês, logo depois a Virgem desapareceu. E assim foi cumprido, durante os sete meses seguintes as crianças tiveram o encontro com Nossa Senhora.
O fato tornou notório na cidade e logo uma multidão passou a acompanhar o encontro das crianças com Nossa Senhora. Os pequenos pastores agora passaram a rezar de forma correta e fazer sacrifícios diários.
Nas mensagens transmitidas às crianças, a Virgem pedia às pessoas orações, conversões, penitências e fé. Somente as crianças viam e ouviam a Virgem Maria, o que causou intensa pressão e desconfiança das autoridades sobre as aparições e mensagens. Para as crianças foram comunicadas até mesmo previsões para o futuro, as quais foram reveladas nos anos seguintes e, a última, o chamado “terceiro segredo de Fátima”.
As aparições só foram oficialmente reconhecidas pela igreja na última delas, em 13 de outubro, quando sinais extraordinários foram vistos por todos no céu, principalmente um disco solar. Anos depois, os irmãos Francisco e Jacinta morreram, Lucia, a mais velha tornou-se religiosa de clausura, passando a se chamar Lúcia de Jesus, e ficou sem contato com o mundo exterior por muito tempo.
O lugar das aparições de Maria transformou-se no santuário para Nossa Senhora de Fátima. No de 1967, em 13 de maio, no aniversário de 50 anos das aparições de Fátima, o papa Paulo VI foi ao santuário, junto a mais de um milhão de peregrinos, celebrar uma missa. Lá estaria também a irmã Lúcia de Jesus, a pastora sobrevivente, que viu e conversou com Maria, a Mãe de Deus, fato que marcou e emocionou todos que estavam ali.
Oração de Nossa Senhora de Fátima:
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
Santo do dia 13 de maio: Nossa Senhora de Fátima