José Cottolengo nasceu em 1786, no dia 3 de maio, em uma família classe média, na Itália; foi o primeiro de doze filhos. Foi ordenado em 1811. Na cidade de Turim formou-se em teologia e se inscreveu na Ordem Franciscana, é conhecido também como padroeiro dos desanimados.
Certa noite foi chamado às pressas para socorrer uma mulher pobre e doente em trabalho de parto. Durante o trabalho de parto, José ficou com ela, ouviu sua confissão, deu sua absolvição, a comunhão e a unção dos enfermos. A criança que acabara de nascer foi também batizada para logo depois mãe e filho morrem na cama, aquilo foi um ponto de mudança em sua vida.
No ano de 1827, São José fundara um abrigo para os doentes e pobres. Esse abrigo era uma casa alugada com várias, procurava também a ajuda de voluntários para ajudá-lo em sua ação. A casa cresceu e ele obteve ajuda dos Irmãos de São Vicente e das Irmãs Vicentinas. Em 1831 a polícia fechou o local, acreditando ser origem de doenças.
No seguinte, em 1832, transferiu o abrigo para outro localidade e o chamou de “Abrigo de Pequena Casa da Divina Providência”. A Casa começou a receber apoio e suporte e cresceu em asilos, orfanatos, hospitais, escolas, casa de aprendizado para pobres e capelas. Vários programas para o pobres, doentes e necessitados de todos os tipos foram criados. O lugar dependia essencialmente da colaboração e caridade da população, pois não aceitava ajuda do governo local.
O Abrigo, um de seus legado, funciona até hoje. Atende mais de oito mil pessoas por dia. Ainda fundou 14 comunidades para os residentes, inclusive as Filhas da Companhia do Bom Samaritano, os Eremitas do Santo Rosário e os Padres da Santíssima Trindade.
São José Faleceu em 30 de abril de 1842 de tifo em Chieri, Itália. Foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.
Oração de São José Benedito Cottolengo
Deus, nosso Pai, São José Bento Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens.
Data da celebeação: 30 de abril.