sao filipe apostolo

Ele foi um dos primeiros discípulos de Jesus Cristo, nasceu na Galiléia, em Betsaida. Antes ser apóstolo do Cristo, havia sido discípulo de São João Batista. Na lista dos apóstolos, seu nome sempre ocupa o quinta lugar e é mencionado mais de uma vez no Evangelho.

Os evangelistas Marcos, Lucas e Mateus relatam de Filipe apenas o nome e o local de seu nascimento. Poucas informações no Evangelho permitem deduzir um perfil espiritual do apóstolo Filipe, é sugerido como homem simples e sincero.

Filipe era da mesma cidade de André e Pedro, e possivelmente seria também pescador. As Sagradas Escrituras nos contam que Filipe, após ter sido chamado diretamente por Jesus, ao encontrar Natanael, mais tarde chamado de Bartolomeu, com certa euforia lhe comunica a notícia: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José” (Jo 1,45-46).

Em certa ocasião, João revela que foi Filipe quem perguntou a Jesus, no dia do milagre da multiplicação dos pães, como faria pra alimentar aquelas pessoas com tão pouco pão. Em outra passagem, traz o relato de que alguns soldados gregos se aproximaram dos apóstolos, especificamente de Filipe, e ele teve a incumbência de transmitir o pedido ao Cristo de que eles, os soldados, desejavam ver o Cristo mais de perto.

A última intervenção dele aconteceu durante a última ceia. Os apóstolos escutavam, atentos, as palavras de despedida do Mestre quando Filipe lhe pediu um esclarecimento: “Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheceis? Quem me viu, viu o Pai. Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim?” (Jo 14,8).

Após a ressurreição do Cristo não se sabe mais nada de Filipe, segundo relatos, ele foi enviado para pregar o evangelho pelo mundo. Filipe teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo-lhe um incenso. Naquele instante, surgiu de trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados seus. Mas o apóstolo, com um gesto, os fez ressuscitar e matou a cobra. Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo.

Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos. Suas relíquias foram transportadas num dia 3 de maio e colocadas na igreja dos Apóstolos, em Roma, junto com as de são Tiago, o Menor.

Por isso são Filipe é celebrado neste dia.

No escudo que simboliza São Filipe aparecem dois pães e uma cruz. Os pães lembram o comentário de Filipe para Jesus, diante da multidão, para qual Jesus multiplicou os pães. A cruz lembra o seu martírio. O apostolado de Filipe foi fecundo e fiel. Filipe acompanhou Jesus durante sua vida e depois da ressurreição fez-se missionário na África e Ásia. Recorremos hoje a São Filipe, pedindo que ele nos inspire o zelo missionário.

 

Oração de São Filipe, Apóstolo:

Glorioso São Filipe, para quem o elogio nunca foi importante, nem mesmo a estima dos homens, fazei com que o meu Senhor e Salvador conceda também a mim esta virtude através da tua intercessão. Tão altivos são os meus pensamentos, tão desdenhosas as minhas palavras, tão ambiciosas as minhas obras. Pede para mim a humildade que tu tinhas, consegue-me o conhecimento da minha insignificância, para que possa regozijar-me quando for desprezado e sempre procurar ser grande unicamente aos olhos de meu Deus.

Amém!

 

Data da celebração: dia 3 de maio.